A coisa boa é que isso pode ser aprendido, isto é, se você tende a encarar as situações de maneira pessimista, pode se trabalhar para mudar a forma de pensar.
Seligman diz também que, assim como aprendemos a nos sentir desamparados ( e aí ele usa o conceito de desamparo aprendido), podemos aprender (ou reaprender) a nos sentir amparados.
E você?Quer saber como está seu grau de otimismo? Faça o teste!! http://www.stanford.edu/class/msande271/onlinetools/LearnedOpt.html
IMPORTANTE: LEIA AS EXPLICAÇÕES ABAIXO APÓS TER FEITO O TESTE, CASO CONTRÁRIO, NÃO ESTARÁ SENDO HONESTO COM VOCÊ MESMO!
EXPLICAÇÕES
Existem 3 dimensões básicas para avaliar se agimos de maneira otimista ou pessimista:
- PERMANÊNCIA. Quando acontece algo, se for ruim, os otimistas tendem a pensar que é algo passageiro, que isso vai passar (Permanencia Má). No caso de um acontecimento bom, os otimistas tendem a eternizar essa sensação por longo tempo, o que ajudar a permanecer num estado emocional positivo (Permanencia Boa). Os pessimistas, agem exatamente ao contrário: Eternizam momentos ruins( Permanencia Má) e temporalizam momentos bons (Permanencia Boa).
- ABRANGÊNCIA: Os otimistas conseguem restringir a abrangência de uma acontecimento ruim à área específica de suas vidas onde ocorreu o evento (Abrangencia Má) . Eles não generalizam isso para todas as áreas de suas vidas. Quando é um acontecimento bom, os otimistas abrangem o estado emocional, a todas as áreas de suas vidas, o que permeia o todo de um estado emocional positivo (Abrangência Boa). Os pessimistas agem exatamente ao contrário: abrangem para as demais áreas os acontecimentos ruins (Abrangencia Má) e restringem o estado emocional dos acontecimentos bons (Abrangencia Boa).
São estas duas dimensões que podem comprometer o nosso grau de Esperança: Se o peso que dermos para as coisas Más for alto, isto é, nosso índice de permanência Má + o da abrangência Má for alto, nossa esperança está comprometida!!
- PERSONALIZAÇÃO: Os otimistas acreditam que as coisas boas são resultantes das suas capacidades, habilidades e atitudes (Personalização Boa). Eles se apropriam da causa de um acontecimento bom de suas vidas. Quando ocorre um acontecimento ruim, eles colocam mais peso na responsabilidade no externo do que neles mesmos (Personalização Má). Os pessimistas agem ao contrário; se apropriam da responsabilidade do acontecimento ruim (Personalização Boa)e jogam mais responsabilidade para o meio dos eventos bons da sua vida (Personalização Má)
Vale reforçar que não se trata de se isentar da responsabilidade dos seus atos. É lógico que é importante termos o autodomínio das nossas vidas. O que vale aqui é o PESO que damos para estes atos. Ficar remoendo culpas, crenças limitantes, medos, raiva minam a nossa energia. O bom é que podemos trabalhar isso e entrar numa corrente saudável da vida!
O teste avalia como está seus graus de Permanência Má e Boa, Abrangência Má e Boa, Esperança e de Personalização Má e Boa.
Recomendo fortemente a leitura do livro de Martin Seligman - Aprenda a Ser Otimista! Você mesmo pode conhecer o caminho para se tornar mais otimista e ter uma vida melhor.
Boa leitura!
